domingo, julho 21, 2024
No menu items!
InícioRegionalCom estoque 60% abaixo do ideal para o tipo O-, hemocentro de...

Com estoque 60% abaixo do ideal para o tipo O-, hemocentro de Rio Preto necessita de doações

Com estoque 60% abaixo do ideal para o tipo sanguíneo O-, o hemocentro de São José do Rio Preto (SP) necessita de doações. O ideal para este tipo sanguíneo é de, pelo menos, 100 bolsas em estoque, mas, até quarta-feira (3), o hemocentro somava apenas 38 bolsas.

A chegada do frio no noroeste paulista e a proximidade com o feriado prolongado de 9 de julho preocupa os profissionais da unidade, já que o movimento reduziu em média 37% por semana. Segundo o coordenador de captação de doadores, Guilherme Vila Real, o número aproximado de doadores caiu de 70 para 40 por dia.

O feriado, conforme ele, gera aumento de movimento nas rodovias e, consequentemente, a quantidade de acidentes e o uso de sangue nos hospitais. As situações dos estoques dos tipos O-, A+ e O+, são as mais preocupantes.

Hemocentro de Rio Preto (SP) pede doações de sangue — Foto: Reprodução/TV TEM

Hemocentro de Rio Preto (SP) pede doações de sangue — Foto: Reprodução/TV TEM

“Por ser considerado o tipo universal, o O- é o mais usado nas urgências e emergências em vítimas de acidentes de trânsito. Já os da tipagem positiva, por serem mais comuns entre a população, também têm grande demanda. Por isso, precisamos urgente aumentar o número de doações”, ressalta Guilherme.

Atualmente o hemocentro de Rio Preto é responsável por atender 40 instituições de saúde. O local funciona inclusive aos sábados, domingos e também no feriado de 9 de julho, das 7h às 13h. Está localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, bairro Jardim Panorama (atrás do Hospital de Base).

Veja o que é preciso para se tornar um doador:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Please follow and like us:
Pin Share
Notícias Relacionadas

Mais Populares