terça-feira, maio 28, 2024
No menu items!
InícioBrasilLula presta solidariedade ao presidente do México após invasão de embaixada no...

Lula presta solidariedade ao presidente do México após invasão de embaixada no Equador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade, neste sábado (6), ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, após a invasão da embaixada do México pela polícia do Equador, na noite de sexta (5), em Quito.

Em uma curta mensagem, o presidente brasileiro escreveu: “toda minha solidariedade ao presidente e amigo López Obrador”.

Na mesma postagem, Lula compartilhou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores condenando e repudiando a ação policial que prendeu o ex-vice-presidente do Equador Jorge David Glas Espinel no local.

Na nota oficial, o Itamaraty condena a ação “nos mais firmes termos” e diz que ela “constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis, podendo ser acessados por agentes do Estado receptor somente com o consentimento do Chefe da Missão”.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização.  O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano”, conclui o comunicado.

Please follow and like us:
Pin Share
Notícias Relacionadas

Mais Populares