segunda-feira, maio 27, 2024
No menu items!
InícioPolíticaPé-de-Meia vai beneficiar mais de 318 mil estudantes em SP

Pé-de-Meia vai beneficiar mais de 318 mil estudantes em SP

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, lançou nesta quarta-feira, 3 de abril, o programa Pé-de-Meia no estado de São Paulo. A agenda formaliza a adesão do estado à poupança do ensino médio, que pode beneficiar mais de 318 mil estudantes paulistas. A cerimônia foi realizada na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, no Teatro Fernando de Azevedo, em São Paulo (SP). 

Em seu discurso, o Ministro ressaltou que o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), está investindo quase R$ 1 bilhão no estado, a fim de garantir a poupança aos estudantes paulistas. Também lembrou que o aluno, para recebê-la, não precisa fazer qualquer cadastro. Basta estar matriculado no ensino médio público, ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do Programa Bolsa Família. 
 
“Hoje viemos até a capital paulista para trazer o recado do Presidente Lula à população de São Paulo: nós queremos que todo jovem tenha a chance de concluir o ensino médio! A educação está acima de qualquer divergência de ideias, de opiniões. A educação é o caminho para transformar a vida das pessoas”, afirmou Camilo Santana. 

Cerimônia – A abertura da cerimônia contou com a apresentação do coral de alunos da Escola Estadual José Chaluppe. Em seguida, o secretário-executivo de Educação de São Paulo, Vinicius Neiva, falou que o Pé-de-Meia complementa ações do estado que beneficiam os estudantes, bem como parabenizou a iniciativa do MEC. “O programa vem se adicionar às ações que estão em curso no estado de São Paulo, para que a educação do País seja, de fato, uma educação de qualidade. É para isso que a gente está brigando e trabalhando”, comentou.  

A secretária de Educação Básica do Ministério, Kátia Schweickardt, afirmou que o MEC e o governo estão emprenhados em cuidar das pessoas. “Há muitos anos, eu lido com a educação, e o melhor jeito de cuidar das pessoas é garantindo a elas educação de qualidade. Nós não estamos olhando o Pé-de-Meia apenas como uma rede de redistribuição de renda. Esse desenho é um desenho de sucesso no Brasil, feito pelo Bolsa Família. Nós estamos emprestando esse desenho para fazer educação. É isso que a gente está querendo fazer, colocar uma lupa em cima dos estudantes que mais precisam, fazer com que as escolas enxerguem esses estudantes e fazer com que vocês acreditem que esse lugar é de vocês”, falou.  

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, a criação de 90% das contas está sendo feita por meio digital. “As pessoas não estão precisando se deslocar até a Caixa Econômica Federal. Apenas 10% desse público tem ido às agências da Caixa, por uma série de circunstâncias, questões cadastrais, questões de outras formas de acesso não permitidas”, informou. 

A aluna do 2º ano da Escola Estadual Padre Anchieta, Sabrina dos Santos Caldas, representou todos os estudantes das escolas públicas e municipais de São Paulo. Ela contou que tem compartilhado com os colegas da escola como poderiam participar do Pé-de-Meia: “Estou muito agradecida pelo projeto. Passei de sala em sala explicando como funciona o programa, como abrir conta e como se retira o valor do benefício”. 

Participantes – Também participaram da cerimônia representantes do Conselho Estadual de Educação e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), além de parlamentares, autoridades locais, estudantes, professores e reitores.  

Please follow and like us:
Pin Share
Notícias Relacionadas

Mais Populares