terça-feira, maio 28, 2024
No menu items!
InícioPolíticaVaga de Moro pode influenciar eleição para o comando do PT

Vaga de Moro pode influenciar eleição para o comando do PT

O PT se reuniu ontem (26/03) para decidir os rumos das eleições de 2024. Se as disputas municipais estão pacificadas no Partido dos Trabalhadores, a batalha pela indicação do candidato à vaga de Sergio Moro (União Brasil-PR) deve respingar na eleição para a presidência do PT, no segundo semestre.

Isso porque o deputado Zeca Dirceu (PR) deve disputar o comando do partido com Gleisi Hoffmann (PR). Os dois também batalham para ser o nome de Lula à vaga de Sergio Moro, se o senador for deposto do cargo.

Zeca deve oficializar a candidatura à presidência do PT durante a Executiva Nacional do partido que acontece em abril. Até lá, tanto ele como Gleisi trabalham para definir o candidato à prefeitura de Curitiba.

O deputado é pré-candidato, mas o PT deve apoiar Luciano Ducci, considerado mais competitivo. Lula já teria, inclusive, dado o aval pela aliança.

Enquanto isso, o senador Sergio Moro aguarda o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O caso será analisado em 1º de abril. O ex-juiz da Lava Jato é julgado no TRE-PR em uma ação apresentada por PL e PT. O senador é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022 por ter usado recursos do Podemos, quando era pré-candidato à Presidência da República, para alavancar sua candidatura ao Senado Federal.

Se condenado, ele poderá recorrer ainda no cargo ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso ocorra uma nova condenação, a chapa é cassada e uma eleição suplementar é convocada no Paraná.

Please follow and like us:
Pin Share
Notícias Relacionadas

Mais Populares